Texto de Formação

O canto e a música no tempo do ano litúgico

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO CARMO – VILA PAULISTANA – SP

CATEQUESE PERMANENTE

ÁREA: LITURGIA

O CANTO E A MÚSICA NO TEMPO DO ANO LITÚRGICO

Joaquim Fonseca, OFM

O canto e a música devem expressar o mistério pascal de Cristo, de acordo com o tempo do ano litúrgico e suas festas. A seguir, breve orientação sobre o repertório litúrgico correspondente.

·           Cantar o advento do Senhor

No início do ano litúrgico, ao longo de quatro semanas, a Igreja entoa um canto de esperança, àquele que está por chegar, o Príncipe da Paz, o Emanuel, Deus-conosco. Este canto,  primeiramente entoado pelos profetas, João Batista e Maria continua ressoando no seio da Igreja que clama: “Vem, Senhor, nos salvar. Vem, sem demora, nos dar a paz”.

A gravadora Paulus registrou em dois CDs (Liturgia IV e VIII) o repertório para a liturgia deste tempo.

·           Cantar o natal do Senhor

“Neste tempo cantamos o nascimento do Príncipe da Paz, com a euforia dos profetas e evangelistas de todos os tempos. E os pobres, ao nos ouvirem, acorrerão pressurosos até o presépio: É sobretudo para eles a boa notícia, embora seja de alegria para todos o povo” (Hin. Litúrgico - 1, introdução).

Os cantos para o tempo do natal encontram-se gravados no CD: “Litrugia – V”,  da gravadora Paulus.

·           Cantar a quaresma

“Cantar a quaresma é, antes de tudo, cantar a dor que se sente pelo pecado do mundo, que, em todos os tempos e de tantas maneiras, crucifica os filhos de Deus e prolonga, assim, a Paixão de Cristo... É um canto de luto, um canto sem ‘glória’ e sem ‘aleluia’, um canto sem flores e sem as vestes da alegria, um canto ‘das profundezas do abismo’ em que nos colocaram nossos pecados (Sl 130); um grito penitente de quem implora e suplica: ‘Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade, e conforme a vossa misericórdia, apagai a minha iniqüidade’” (Hin. litúrgico – 2, introdução).

Quanto ao repertório litúrgico para este tempo veja os CDs “Liturgia XIII e XIV” da gravadora Paulus.

·           Cantar a páscoa do Senhor

Ao contrário da sobriedade quaresmal, o tempo pascal é de exultação e de alegria. Ressuscitados com Cristo, cantamos sua glória, sua vitória sobre a morte. O “aleluia” volta a ressoar em nossos lábios, invadindo todo o nosso ser com ardor sempre crescente, pois “as coisas antigas já se passaram, somos nascidos de novo!”.

Quanto ao repertório litúrgico para este tempo veja a coleção de CDs “Liturgia” da gravadora Paulus.

·           Cantar o tempo comum

O tempo comum – o maior do ano litúrgico – nos possibilita desfrutar de outros aspectos da vida e da missão de Jesus e seus discípulos que não são contemplados nos ciclos do natal e da páscoa. Cada domingo do tempo comum tem o sabor de “páscoa semanal”. O Hinário Litúrgico – 3 traz um rico repertório que acompanha o conteúdo central do evangelho de cada domingo, sobretudo nos versículos das aclamações ao evangelho e nos refrãos dos cantos de comunhão.

Os cantos para o tempo comum encontram-se gravados nos CDs: “Liturgia VI e VII” (ano A), ” , “Liturgia IX” (ano B) e “Liturgia XI e XII” (ano C) da Paulus.

·                Cantar as festas do Senhor

Embora sabendo que, ao longo de todo o ano litúrgico, a Igreja celebra o mesmo mistério de Cristo - por exemplo: No ciclo do natal, o mistério de sua encarnação; no ciclo da páscoa, sua paixão, morte, ressurreição e ascensão; no tempo comum, a memória da presença do Senhor nas circunstâncias do dia-a-dia de sua Igreja  -, mesmo assim, no decorrer da história, foi sendo agregado ao calendário litúrgico outras festas do Senhor e de seus santos.

Comecemos pelas festas do Senhor. Vale lembrar, de antemão, que trataremos apenas da festas que são celebradas aos domingos, anualmente, e daquelas que quando caem no domingo são assumidas por este. São elas:

-          Apresentação do Senhor no Templo (2 de fevereiro)

-          Santíssima Trindade (domingo depois de pentecostes)

-          Transfiguração do Senhor (6 de agosto)

-          Exaltação da Santa Cruz (14 de setembro)

-          Cristo, Senhor do Universo (último domingo do T. Comum)

Outras festas:

-          Festas de Maria (Mãe de Deus, Assunção, Imaculada Conceição, Aparecida)

-          Festas dos Santos (Natividade de S. João Batista,São Pedro e São Paulo Apóstolos, Todos os santos

-          Outras festas (Dedicação da Basílica do Latrão, Comemoração do fiéis defuntos)

NB.: Todo o repertório litúrgico destas festas está registrado nos CDs: “Festas Litúrgicas I, II, III  e IV”, da gravadora Paulus.

Perguntas para a reflexão pessoal e em grupos:

1.       Sua comunidade tem um repertório bíblico-litúrgico apropriado para cada tempo e/ou festa litúrgica?