Coroinhas

Ressaltando o mês vocacional em agosto, destacamos a Pastoral dos Coroinhas que participou de uma peregrinação em 13.08.16 promovido pela Arquidiocese de São Paulo no centro de São Paulo, por ocasião do ano Santo da Misericórdia e em ação de graças por São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas.

Nossa Paróquia possui um grupo de Coroinhas e importante dizer que eles têm o papel importante de auxiliar nas celebrações, missas no espaço respeitável do altar, realizada de forma alegre, responsável, zelo e com postura discreta, além de exercer a oração.

A palavra Coroinha vem da palavra coral, porque, inicialmente cantavam no coro das celebrações. Já o Acólito significa “acompanha na caminhada”, tem a ação de preparar o altar, manusear, o missal romano. Ambos manuseiam o turíbulo, transportam à cruz, velas, bíblia e objetos litúrgicos com a participação durante o momento do Mistério Pascal de Cristo.

A formação como Coroinha pode começar na fase da infância a partir dos 7 aos 11 anos e a partir dos 12 anos já podem ser preparados para acólitos.

Ser Coroinha é um chamado além de servir no altar, mas na vida, porque, testemunham com essas ações enquanto exemplo na família, na escola com os amigos e conhecidos.

Coroinhas Coroinhas Peregrinação dos Coroinhas

Peregrinação dos Coroinhas