Comunidade Nossa Sr.ª da Salette

O Jardim Filhos da Terra surgiu em um movimento de ocupação. Esse movimento foi iniciado pela igreja local na metade da década de 80, após a construção de um barraco à margem do córrego, abaixo da serra. A notícia desse fato se espalhou rapidamente e trouxe inúmeras Marias e Josés, com histórias parecidas.

Então, a igreja liderou a busca de terra e moradia. Um terreno foi encontrado, estava desocupado e sem uso, no topo do morro íngreme e sinuoso.

A estratégia de abrigar quase mil famílias foi desenha em cartolinas brancas que receberam grafites e riscos com a divisão do terreno para cada família. Tudo estava organizado.

E junto com o movimento em 1984 nasceu a Comunidade Nossa Senhora da Salete, local de oração e de tomada de decisão na luta por melhores dias.

Há 30 anos, no cair da noite, a ladeira foi tomada por um longo tapete de pessoas.

Era quase cinco mil! Estavam com tochas, foices, martelos e enxadas as mãos. Mulheres grávidas e crianças à frente do grupo, formando um cordão, para repreender confronto policial, caso houvesse. O restante do grupo viera depois. Os policiais não usaram seus revólveres, e nem a multidão usou suas foices. A ocupação foi pacífica, com reza, com canto e com a lua testemunhando essa chegada.

Surgiu a periferia! A informalidade urbana na metrópole paulistana. Nasceram os “Filhos da Terra”.

E, hoje, a história perpetua em suas vozes, nas vozes de seus filhos e nas de tantas outras crianças, que assim como eu cresceram e continuam contando, aqui, no alto do morro.

LEIGOS SALETINOS NO BRASIL
169 ANOS DA APARIÇÃO DE MARIA EM LA SALETTE

Movimento dos Leigos e Leigas Saletinos do Brasil tem sua origem no ano de 2003, quando se iniciou o Projeto de Espiritualidade Saletina para os Leigos, por iniciativa do Conselho Provincial dos Missionários de Nossa Senhora da Salette - Província Imaculada Conceição.

O Projeto tem por objetivo despertar, nas comunidades Saletinas locais, o interesse pela espiritualidade saletina, introduzir os leigos no universo teológico da Salette, preparar as etapas nacionais sobre a Espiritualidade Saletina e introdução à Mariologia ou o lugar de Maria no Plano da Salvação, tendo por base o livro Salette - Opção de Vida, do Pe. Marcel Schlawert, MS.

Realizada essas etapas locais de formação, as pessoas são convidadas para dar continuidade ao aprofundamento da Espiritualidade Saletina, e, em consequência, estruturar o Movimento, com a forma que tem atualmente.

O ano de 2008 foi utilizado para estruturar o Movimento, baseado na experiência acumulada pelos participantes e, logicamente, pelos próprios Missionários Saletinos que, no dizer do Pe. Venâncio Nunda, MS, “foi uma forma de resgatar a legalidade da aparição de Nossa Senhora em La Salette, posto que ela apareceu a dois leigos, dois jovens leigos.”

Rica em espiritualidade e em princípios cristãos, a experiência acumulada durante esse período levou a estruturação do Movimento dos Leigos e Leigas Saletinos, regido pelos “Princípios Orientativos dos Leigos e Leigas Saletinos – Discípulos e Missionários da Reconciliação”, cujo conteúdo poderá ser acessado em página à parte no portal Salette.

Dispostos a serem agentes de paz e reconciliação, em todas as suas esferas de participação, os Leigos e Leigas Saletinos tem, por opção de vida, um compromisso com a reconciliação, quer seja consigo mesmo, quer seja com Deus nosso Pai, quer seja com o próximo e quer seja com a natureza.

Esse compromisso, baseado nas virtudes teologais (fé, esperança e amor) vai muito além das orações;

materializa-se em ações concretas dentro da comunidade, dentro de suas famílias e expande-se em suas áreas de atuação.

Enquanto houver uma pessoa sofrendo, o Saletino não pode descansar.

Para seu fortalecimento espiritual o Leigo ou Leiga Saletino é convidado (a) a rezar e refletir sobre os “Princípios de Vida e de Espiritualidade dos Leigos e Leigas Saletinos do Brasil (uma oração e reflexão para cada dia do mês)”; a rezar diariamente a oração do LEMBRAI-VOS; em suas orações diárias pedir por todos os companheiros leigos, leigas, participantes e benfeitores, especialmente pelos doentes e participar das Missas nos dias 19 de cada mês.

Seja um Leigo ou Leiga Saletino, procure algum representante do grupo em nossa comunidade, converse com ele, venha fazer parte desta Família.

Missa - Todo Domingo às 10:00hs.

Travessa Igarapé Progresso, 71A - Jardim Filhos da Terra

Comunidade Nossa Senhora da Salete Comunidade Nossa Senhora da Salete