Equipe de Liturgia

Equipe de liturgia: o que é, e para quê?

Primeiro, vale dizer que, para o excelente funcionamento de um trabalho, é preciso haver organização. A liturgia não foge à regra, pois necessita de uma equipe de liturgia dedicada, atenta e disposta a servir. Sendo a liturgia uma ação comunitária, pressupõe uma assembleia reunida com uma diversidade de ministérios exercidos por pessoas com dons e carismas distintos e complementares. Por sua natureza comunitária, a liturgia necessita do serviço de equipes que, em nome da comunidade eclesial, planejem sua vida litúrgica, preparem e avaliem as celebrações e qualifiquem os ministros e servidores para eficiente e eficaz desempenho de suas funções. A equipe de liturgia é, então, o coração e o cérebro da pastoral litúrgica da vida da Igreja, em nosso caso paroquial.

Entendemos “pastoral” como atividade do pastor, que leva seu rebanho a verdes pastagens, a águas frescas, que defende as ovelhas contra os perigos, contra lobos e ladrões, assim como fez Jesus, o “Bom Pastor”. Ter esse espírito “pastoral”, ou seja, de “pastor” que dá a vida por suas ovelhas, é próprio de todos os seguidores e seguidoras de Jesus Cristo, principalmente de quem está servindo em uma pastoral.

As equipes de liturgia são, em primeira mão, as responsáveis pela pastoral litúrgica. Essa ação eclesial tem por objetivo imediato a participação ativa, consciente e frutuosa dos fiéis na celebração e por finalidade, a edificação do corpo de Cristo mediante a santificação das pessoas e o culto a Deus. Na edificação do corpo de Cristo, a pastoral litúrgica colabora com a edificação de toda a humanidade e da criação inteira, conforme afirma Medellín: “A celebração litúrgica coroa e comporta um compromisso com a realidade humana… e com a promoção” (9,4). Isso significa que também os membros da pastoral litúrgica devem visar à transformação do mundo em Reino de Deus.

A pastoral litúrgica no Brasil é organizada em três setores: o setor da celebração propriamente dito (mais conhecido como pastoral litúrgica), o setor de canto e música litúrgica, o setor do espaço litúrgico e da arte sacra.

Como constituir uma equipe de liturgia:

É necessário fazer a distinção: uma coisa é a equipe que pensa a vida litúrgica da comunidade, paróquia, diocese ou regional, outra é a equipe que atua diretamente em uma celebração litúrgica específica.

Em linhas gerais, existem alguns caminhos para constituir uma equipe de liturgia:
— Iniciar com um curso, para depois engajar as pessoas na prática;
— Ir dando responsabilidades de acordo com o carisma de cada pessoa (acolhida, canto, organização etc.);
— É preciso alguém tomar a iniciativa para dar início a uma equipe. Geralmente o apelo vem da realidade;
— É importante que a equipe tenha uma legitimação da autoridade competente (bispo, padre etc).

Bem constituídas, as equipes de liturgia vão exercer seu serviço com atenção às celebrações, à formação e à organização, lembrando que canto-música e arte-espaço celebrativo são partes intrínsecas da liturgia.

A nossa celebração se tornará sempre mais verdadeira e autêntica se for expressão de uma vida agradável a Deus. Dizendo “sim” a Deus, à sua vontade e à sua obra, e sobretudo celebrando na liturgia esse nosso “sim” vivido, estamos levando a efeito a salvação. E dessa forma, antegozando a liturgia celeste, vamos vivendo/celebrando e contribuindo para a transformação do mundo em Reino de Deus, até a vinda definitiva do Senhor Jesus (cf. SC 8).

Por uma formação litúrgica adequada:

Na dinâmica da Sacrosanctum Concilium, encontramos a formação como condição para a participação na liturgia e para a concretização da renovação litúrgica conciliar. Esta deve ser iniciada pelos pastores/padres (cf. SC 14), que serão formados nos seminários, nas casas religiosas e nos institutos de teologia por professores devidamente preparados (cf. SC 15). Não basta, porém, a formação acadêmica; é necessário que os pastores estejam imbuídos do espírito e da força da liturgia e dela se tornem mestres (cf. SC 14).

A liturgia deve ser fonte da vida espiritual dos presbíteros e seminaristas. Participem dela de todo o coração tanto pela própria celebração quanto pelos outros exercícios de piedade. É preciso também aprender a observância das leis litúrgicas, para que a vida nos seminários seja impregnada do espírito litúrgico (cf. SC 17).

A equipe de Liturgia da Paróquia Nossa Senhora é composta por integrantes entre eles Leigos e Religiosos.A Pastoral Litúrgica da Paróquia Nossa Senhora do Carmo tem como dinamismo a integração dos valores e contexto atual onde habitamos sem sair daquilo que a igreja no Brasil (CNBB)sonha e orienta.

Temos Reuniões mensais com a equipe reduzida e a equipe ampliada, venha nos conhecer e aprofundar um pouco sobre a liturgia da Igreja.

Integrantes da Equipe Litúrgica:

Dagmar
Fátima Peixoto