Comunidade Nossa Senhora das Graças

História da Comunidade Nossa Senhora das Graças

Somos parte da história da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, criada no ano de 1972. Mas o surgimento da nossa comunidade se dá, quando nos anos 80 os Missionários Saletinos abriram uma casa para o Estudo da Teologia e Filosofia na Vila Paulistana e os estudantes saletinos que chegavam faziam pastoral nos bairros.

Nesta época atendia a Paróquia os Padres Olívio e Raimundo. Cada estudante saletino atendia e acompanhava um bairro e entre eles o Bairro Jardim Ataliba Leonel. Toda paróquia era nucleada por pequenos grupos de rua, ou também chamados “os grupos de família”, ou Círculos Bíblicos. Nesse bairro do Jardim Ataliba Leonel chegou-se a ter quatro grupos que se encontravam semanalmente.

Além do tempo da Campanha da Fraternidade e do Natal, estes grupos iam se encontrando durante todos os meses. Os encontros eram nas casas e as celebrações eram feitas na rua (nas portas das casas de algumas famílias).

A comunidade foi crescendo com um grande sonho de ter um centro comunitário (ou capela).

Com a ajuda do Pe. Raimundo e na época do Bispo da Região Episcopal Santana, Dom Joel Catapan, a comunidade conseguiu comprar um terreno para construção  da Capela.

Na verdade já existia a Igreja Povo, faltava um espaço para a comunidade se reunir para celebrar.

O espaço onde foi construída o local das celebrações e o salão da comunidade é muito utilizado pela paróquia. Pela sua localização é o ponto ideal para nossos encontros e até as assembleias. Lá somos sempre muito bem acolhidos! Lá realizamos cursos e encontros e as portas da  comunidade estão sempre abertas! É uma comunidade acolhedora!

COMO INICIAMOS A CONSTRUÇÃO DA NOSSA IGREJA

Para construção da Capela de Nossa Senhora das Graças, compramos o terreno  com a ajuda do padre Raimundo e teve ajuda de toda comunidade e grande apoio dos membros do Conselho da Comunidade: Agenor, Nair, Cleide juntamente com a comunidade. Também recordamos o apoio dado pelo Sr José Américo. No ano de 1992, começamos a construção  pelo salão. No início as missas eram realizadas neste mesmo salão. Era o tempo do Pe. Claudino. Toda a comunidade se esforçava, mas como os recurso eram poucos o Pe Claudino com o apoio do Bispo encaminhou uma carta à Adveniat na Alemanha, solicitando uma ajuda financeira. Assim que chegou a resposta de que foi aprovado o nosso pedido da ajuda,  iniciamos a construção em mutirão. O povo ajudava  a retirar terra do terreno para nivelar. Começamos a comprar os materiais, tudo com muito rigor pois tínhamos que enviar as notas dos gastos. Para somar a esse valor fazíamos bingos e bazares com venda de roupas. A Irmã Lourdes nos ajudava muito no bazar.  A escolha do nome da Padroeira, foi por conta de um comerciante que estava passando por uma dificuldade e fez uma promessa  de doar a imagem. Assim por esse ato de fé,  a comunidade mais tarde resolve dar o nome da padroeira de Nossa Senhora das Graças lembrando desse comerciante que teve sua prece atendida.

Depois do salão na parte inferior, deu-se inicio a parte superior, que foi inaugurada em 07/03/1997 pelo Pe Ildefonso.

Depois fomos aos poucos terminando de construir. A cada ano fazíamos uma coisa: revestimento, janelas, piso, pintura...

INFRAESTRUTURA DA COMUNIDADE

Toda comunidade em bairro popular é construída aos poucos... Não foi diferente na Comunidade Nossa Senhora das Graças. Com muita dificuldade, mas com uma enorme força de vontade e coragem a cada ano a comunidade fazia uma coisa: levantou as paredes, depois o revestimento, depois o piso, depois a pintura, os móveis e  o salão para encontros e eventos.

A Comunidade dispõe do local para as celebrações, uma área de estacionamento, duas salas de reunião, uma sala para guardar material e um bom salão com cozinha, dois banheiros.

PASTORAIS E GRUPOS QUE ATUAM

A Comunidade N.Sra das Graças é bem dinâmica. Todos os sábados às 19h00 temos a celebração da Eucaristia.

Também temos a Pastoral da Criança. A Catequese para 1a Eucaristia.  A Pastoral da Solidariedade. Os Ministros da Eucaristia,  o Grupo de Oração, as Equipes que cuidam da Liturgia e dos Cantos, a Pastoral do Dízimo, etc.

A Comunidade celebra a Festa da Sua Padroeira no dia 27 de novembro, realiza durante o ano várias promoções, bingos, almoço, etc sempre em benefício das obras da comunidade.

Missa - Todo Sábado às 19:00hs.
Rua Diego de Losada, 117 - Jardim Ataliba Leonel

Curta a página da comunidade no Facebook: Clique aqui