Pastoral da Criança

O que é a Pastoral da Criança?

É um organismo de Ação Social da CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil) cuja a finalidade é trabalhar a saúde, nutrição e educação da criança do ventre materno aos seis anos, envolvendo diretamente as famílias em suas comunidades.

Quais os objetivos?

Reduzir a desnutrição, a mortalidade infantil e melhorar a qualidade de vida nas comunidades em que a entidade está presente.

Como começou?

A idéia foi lançada por Dom Paulo Evaristo Arns em maio de 1982, Cardeal Arcebispo de São Paulo, a James Grant, então Diretor Executivo da UNICEF, em Genebra, durante debate sobre a pobreza e a paz no mundo. No ano seguinte, a CNBB confiava a criação e desenvolvimento da Pastoral da Criança a Dom Geraldo Magella Agnelo, então Arcebispo de Londrina – PR, e a médica pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann.

Zilda Arns Neumann, nasceu em Forquilhinha, no dia 25 de agosto de 1934 e faleceu no terremoto do Haiti, na cidade de Porto Príncipe, 12 de janeiro de 2010.

Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, foi também fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país. Da mesma forma, à Pastoral da Criança foram concedidos diversos prêmios pelo trabalho que vem sendo desenvolvido desde a sua fundação. Em 2012 numa seleção por um formato internacional, Arns foi eleita a 17° maior brasileira de todos os tempos.

O que Faz?

Treina líderes comunitárias que moram na própria região em que irão trabalhar, para a mobilização das famílias em atividades de combate à mortalidade infantil e de melhoria da qualidade de vida familiar.

Onde atua?

A Pastoral da Criança da CNBB está presente especialmente nas periferias das grandes cidades e nos bolsões de miséria dos pequenos e médios municípios brasileiros, tanto no meio urbano quanto no rural.

Qual a sua organização

Coordenação Nacional, Coordenações Estaduais, Coordenações Diocesanas, Coordenações paroquiais, Coordenações comunitárias

Quais as ações básicas?

Em todas as comunidades atendidas pela Pastoral da Criança é colocado em prática um conjunto de ações, buscando garantir que todas as crianças tenham vida e a tenham em abundância – lema da Pastoral. Entre essas atividades destacam-se:

·       Apoio integral às gestantes, com orientação e supervisão nutricional e valorização da vida a partir da gestação;

·       Incentivo ao aleitamento materno, garantindo à criança condições físicas, psíquicas e emocionais que a torne capaz de desenvolver-se em plenitude , e à mãe, um maior espaçamento entre os partos;

·       Vigilância nutricional, mediante o controle mensal do peso e do crescimento da criança;

·       Alternativas Alimentares, orientando especialmente as mães sobre o aproveitamento de produtos de grande valor nutricional e de baixo custo, disponíveis nas próprias comunidades;

·       Controle das doenças diarréicas, ensinando formas de prevenção, tratamento e práticas de reidratação oral com o emprego do soro caseiro;

·       Controle de doenças respiratórias, prevenindo e valorizando a medicação natural e caseira, identificando e encaminhando os casos de risco;

·       Remédios caseiros, divulgando práticas de medicina natural e caseira, principalmente técnicas de fitoterapia;

·       Estimulação para vacinação de rotina para crianças e gestantes, e participação nas campanhas a fim de prevenir doenças infecto-contagiosas;

·       Educação essencial, orientando pais e toda família e comunidade para o seu papel fundamental no desenvolvimento global da criança a partir da gestação;

·       Prevenção de acidentes domésticos, com o uso de técnicas educativas junto aos pais e à comunidade;

·        Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS, junto às famílias e grupo de jovens e em parceria com outras pastorais e entidades afins;

·       Catequese do ventre materno aos 6 anos, desenvolvendo a espiritualidade como valorização da vida e resgate da dignidade humana no seio da família.

Quais são os Projetos Complementares?

Geração de renda – São projetos comunitários de apoio à melhoria das condições de vida e saúde de famílias carentes sem opção de renda.

Alfabetização de jovens e adultos – Para familiares e membros das comunidades atendidas pela Pastoral da Criança, assim como para suas líderes comunitárias, são oferecidos cursos de alfabetização, cuja metodologia esta inserida no contexto das ações básicas de saúde, educação e nutrição.

Participação no controle social – A finalidade é preparar lideranças para participarem nas instâncias municipais de controle social dos serviços públicos de saúde, educação e direitos da criança e do adolescente. Para dar maior apoio a este serviço da Pastoral da Criança foi criada a REBIDIA – Rede Brasileira de Informação e Documentação sobre a Infância e Adolescência – com informações que podem ser acessadas via Internet (www.rebidia.org.br), através de telefone, fax, correio e boletins. O objetivo é assegurar rápidas e eficientes informações  aos formuladores de políticas publicas, especialmente os Conselheiros, que tem a incumbência de garantir o controle social nos estados e municípios.

Comunicação social – Responsável pela produção de matérias educativos impressos e em vídeo. Também é produzido um jornal, programa de rádio, folhetos, etc.

Se você deseja mais informações entre em contato com  a Equipe da Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Fone: 2243-1333