Escola de Formação Fé e Política Dom Paulo Evaristo Arns

A ESCOLA:

A Escola de Formação Fé e Política Dom Paulo Evaristo Arns, da Região Episcopal Santana teve início as suas atividades no ano de 2014, motivada pela necessidade de um maior engajamento dos Cristãos Leigos na vida da sociedade. Duas premissas básicas estão na origem da Escola. Primeiro, uma manifestação clara e concreta do valor, e importância que a Igreja dá aos cristãos e cristãs que atuam na política e, segundo, uma aposta na formação para qualificá-los na participação dos espaços políticos. Dois eixos estão presentes na fundação da Escola. O primeiro é a pluralidade como um princípio importante permeado pelo livre debate e pela confrontação de ideias. O segundo, é a aposta no local como espaço privilegiado para o agir político.

PÚBLICO ALVO:

• Cristãos leigos (as) e religiosos (as) interessados (as) em Conhecer a relação Fé e Política;

• Cristãos atuantes em diversas pastorais;

• Pessoas com responsabilidades em movimentos sociais e partidos políticos;

• Pessoas que queiram participar como conselheiros municipais ou futuros candidatos a cargos eletivos.

OBJETIVO GERAL:

• Refletir e aprofundar questões sócio-políticaseconômicas a partir da Fé Cristã para sermos “Sal e Luz no mundo” por meio de ações cidadãs.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Compreender aspectos fundamentais da Doutrina Social da Igreja;
• Refletir as questões sociais sob o ponto de vista da Doutrina Social da Igreja;
• Desenvolver senso crítico em vista da participação cidadã. • Construir plano de metas para a área geográfica estudada;
• Mapear a realidade de área geográfica da cidade, identificando as estruturas a serviço da vida e as carências;
• Fomentar o diálogo com poder público em vista a ações concretas frente às demandas identificadas durante o Curso

METODOLOGIA:

•  Aulas expositivas e atividades presenciais  - 76 hs;

• Material de apoio fornecido pelos professores da disciplina com referências bibliográficas para aprofundamento;

•  Curso em módulos com enfoque na capacitação para ação no município;

• Trabalho de campo em umas das paroquias da Região -20hs

CONTEÚDO|INICIANTES 2017:

• Módulo 1 - Fé, Política e Realidade Local 26 - horas Aula
• Módulo 2 - Fé e vida: questões fundamentais 28 - horas Aula
• Módulo 3 - Fé, Política, Economia e Sociedade 18 - horas Aula

CERTIFICADO:

•Frequência mínima de 75% do curso;

•Realização de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

LOCAL, DATA E HORÁRIO:

CENTRO PASTORAL FREI GALVÃO Av. Mal. Eurico Gaspar Dutra, 1877 Parada Inglesa  (Próximo estação Parada Inglesa do metrô);

• INÍCIO EM 07/03/2017

• TERÇAS-FEIRAS DAS 19H30 ÀS 21H30

CONTATOS:

• (11) 9 - 7257 - 2716

• efp.resa@gmail.com

• FACEBOOK.COM/Escola-de-Fé-e-PolíticaRegião-Episcopal-Santana

Veja a programação abaixo: